O governador Wilson Lima (PSC) decidiu comandar pessoalmente a operação de reforço da estrutura da saúde e evitar que o sistema entre em colapso, como chegou a prevê o Ministério da Saúde. Na noite de terça-feira (07) Wilson Lima esteve no aeroporto recebendo uma carga de 19 respiradores mecânicos e outros equipamentos comprados em São Paulo para equipar leitos clínicos e de UTIs do hospital Delphina Aziz. O Governo do Estado fretou um avião cargueiro para que esses equipamentos chegassem a Manaus ainda na noite ontem. A aeronave trouxe 3,5 mil litros de álcool em gel doados pela Ambev.
Mais UTIs no Delphina
Antes de ir ao aeroporto, Wilson Lima inspecionou os 15 novos leitos de UTIs que foram acrescidos à estrutura do Delphina Aziz no final da tarde de terça-feira. Com isso, o Estado ganha mais uma semana de fôlego e evita que a capacidade das UTIs seja esgotada nos próximos dez dias. Até lá, ele espera entregar funcionando o hospital da Nilton Lins com 400 leitos para atender casos de média gravidade, tirando assim a pressão sobre o hospital Delphina Aziz.
Respiradores mecânicos
O governador espera a chegada de mais novos respiradores mecânicos e recuperação de outros que estão em manutenção ja para a próxima semana. ”É importante a união de todos e que cada um faça sua parte. Nesse momento nossos esforços estão todos voltados para a área da saúde e para combater esse vírus. A população pode ajudar muito ficando em casa”, disse o governador.
Ponto Facultativo
O prefeito Arthur Neto decretou ponto facultativo na quinta-feira (9) santa, em todas as repartições municipais. Estão mantidos os serviços essenciais. Arthur quer reduzir ao máximo atividades que possam gerar movimento de pessoas. O prefeito gravou vídeos propondo,”se possível, fique em casa”, na ação recomendada pela área de saúde, de combate ao coronavírus.
Manacapuru em alerta vermelho
A expansão do novo coronavírus em Manacapuru vai exigir um trabalho especial da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas. É que o município tem hoje 42 casos para uma população de 100 mil habitantes l, o que seria a maior taxa do país atualmente, proporcionalmente três vezes mais que a taxa de Manaus, por exemplo, que é de 15,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Crescimento descontrolado no AM
A explosão dos casos de coronavírus nos últimos três dias no Amazonas, com mais de 100 casos diários, coloca o Estado em situação de emergência pelo Ministério da Saúde. Com taxa de 15,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, o Amazonas tem mais o dobro da média nacional que é de 6,5 casos para cada 100 mil habitantes. Superou São Paulo e Rio de Janeiro. A projeção do Ministério da Saúde é de que até o final de semana, o Amazonas ultrapasse o Distrito Federal e passe a ser o campeão em número de casos proporcionais.
População não ajuda
Isso porque grande parte da população não está respeitando o isolamento social. “Se eu morasse em Manaus estaria preocupado”, advertiu o ministro Henrique Mandetta.
PMN quer cinco vagas
O presidente estadual do PMN, empresário Orsine Junior, diz que vai trabalhar para que o partido eleja cinco vereadores em Manaus na eleição municipal. O PMN tem hoje quatro vereadores com mandato – Cláudio Proença, Eloi Abreu, Mauro Teixeira e Rosinaldo Bual. “Vamos surpreender”, promete Orsine Junior.