Papel da Fapeam no sistema e CT&I foi tema de palestra em simpósio sobre biologia parasitária e microscopia

Foto: Divulgação/ Fapeam

O papel da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas foi o tema da palestra ministrada pela diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, durante o Simpósio de Integração e Pesquisa sobre Biologia Parasitária e Microscopia de Alta Resolução, realizado na Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA). O evento ocorre até o dia 18 de outubro.

A apresentação realizada na segunda-feira (14) trouxe um panorama dos investimentos em CT&I realizado nos últimos dez anos (2008-2018) e destaque para as ações desenvolvidas em 2019, como a retomada de diversos programas para apoiar a formação de recursos humanos, pesquisa, inovação, difusão e popularização da ciência.

Em 2019, a Fapeam já lançou 13 programas. Segundo Márcia Perales, os investimentos em CT&I para o Amazonas têm sido uma prioridade do Governo do Estado, para que a produção tecnológica e científica contribua no desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado.

Editais abertos – Atualmente, a Fapeam conta com três editais abertos: o Programa de Apoio à Incubadoras (Pró-Incubadoras), que recebe propostas até o dia 21 de outubro; Programa Centelha Amazonas, que recebe inscrição até o dia 29 de outubro. Já o Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) recebe propostas de interessados, em realizar eventos no segundo semestre de 2020, até o dia 31 de janeiro de 2020.

Os pesquisadores do Amazonas também podem concorrer a bolsa para período de pesquisa em universidade italianas. A Fapeam participa da  chamada  Mobility Confap Italy – MCI 2018  realizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Universidade de Bolonha, representando a rede de Universidades Italianas.  As inscrições podem ser realizadas  até o dia 21 de outubro, por meio do link: https://sigconfap.ledes.net/.

Márcia Perales destacou ainda que as atividades da Fapeam são baseadas nas cinco linhas de ação da instituição: (1) Formação e Capacitação de Recursos Humanos para CT&I; (2) Pesquisa, Tecnologia e Inovação; (3) Infraestrutura e Organização Institucional para CT&I; (4) Popularização e Difusão da CT&I e (5) Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional, Nacional e Internacional.

 

*Com informações da Assessoria*