Cada aluno é único e Ricardo Fontão, de 40 anos, vem para mostrar isso. Diagnosticado com autismo, o estudante faz parte da turma que está retomando os estudos através da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Centro de Ensino Literatus. Em dez anos oferecendo a modalidade na capital amazonense, a instituição já possibilitou que mais de 3.300 pessoas concluíssem o Ensino Fundamental e Médio.
“Tínhamos muito receio que ele não conseguisse acompanhar a turma porque foram quase 25 anos sem estudar, mas fiz vários treinos com ele para memorizar o conteúdo e ele tem tido ótimos resultados, já concluiu várias disciplinas e tem tido um excelente suporte dos professores, isso tem ajudado bastante na autoestima dele”, comentou o irmão dele, Yury Fontão.
Prestes a concluir o ensino médio no Literatus, Ricardo chegou a estudar em ensino regular, mas por sofrer diariamente bullying e as escolas não possuírem políticas de inclusão, teve que parar de frequentar as aulas.
Agora a meta de Ricardo é não parar mais de aprender. Animado com a retomada às aulas, o finalista do EJA deseja concluir a educação básica e dar início a uma graduação em administração de empresas.
A mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, destaca que seja para superar a timidez ou aprendizado em alguma matéria, todo mundo já enfrentou algum desafio na sala de aula, e no caso de pessoas com autismo, não é diferente.
“Por isso, é preciso acreditar no potencial do aluno e, nós, como instituição de ensino, temos o dever de oferecer a todos eles um ambiente em que se sintam acolhidos, respeitados e que recebam as mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento integral”, defende a gestora.
Educação de Jovens e Adultos
O Centro de Ensino Literatus acaba de aumentar as chances de quem deseja retomar os estudos, mas não consegue encontrar tempo na rotina durante a semana. A partir de agora, os interessados em concluir o Ensino Fundamental e Médio podem cursar o EJA nas manhãs de sábado e, de duas maneiras, por disciplina ou provão.
A instituição também oferece a opção para concluir os estudos de formar regular. São disponibilizadas turmas nos horários da manhã, tarde e noite, e o aluno consegue recuperar o tempo perdido aliando as aulas ao seu dia a dia, já que cada disciplina tem duração de até cinco dias. O investimento na EJA é a partir de R$ 55 por disciplina, com material incluso.
Além disso, o Literatus oferece a modalidade através do programa In Company, possibilitando que as empresas possam investir na formação educacional de seus colaboradores. Com aulas no próprio ambiente de trabalho, eles recebem todo o conteúdo, sem precisar se deslocar até a instituição.
Os interessados em concluir os estudos podem efetuar a matrícula em qualquer uma das três unidades do Centro de Ensino Literatus: Sede Pará (rua Pará, n° 165, no Vieiralves); Sede Djalma (avenida Djalma Batista, n° 536 – São Geraldo); e Sede Paraíba (avenida Umberto Calderaro, n° 965 – Adrianópolis). Há ainda a opção de efetuar a inscrição no estande da instituição localizado no Shopping Grande Circular (avenida Autaz Mirim, 6100, no bairro São José). Mais informações podem ser obtidas por meio dos contatos (92) 3305-2271 / 9 9136-1230.
*Com informações da assessoria*