O Barcelona acredita que a única forma legal de Lionel Messi deixar o clube a custo zero seria prometendo não disputar nenhuma partida na temporada 2020/21.
Esta via passaria pelo jogador se comprometer de maneira irrestrita e via burofax (telegrama com validade oficial) a ficar um ano em branco, sem jogar por ninguém, podendo assinar de graça com quer quiser a partir de 1º de janeiro, ainda sem poder entrar em campo até 1º de julho de 2021.
Se isso acontecer, Messi não terá de pagar qualquer transferência ao Barcelona, que se escora na multa de 700 milhões de euros (R$ 4,5 bilhões), embora ele também terá de abrir mão salário anual de aproximadamente 100 milhões de euros (R$ 642 milhões).
O valor consta no último contrato assinado pelo jogador com o clube, em 2017, e contém uma série de cláusulas que, segundo diversos especialistas podem levar a diferentes interpretações. Os advogados dele asseguram que Messi pode sair gratuitamente, enquanto os advogados do Barcelona batem na tecla de que somente com o pagamento da multa.
Apesar de tudo, o Barcelona mantém na mesa a oferta de dois anos de renovação. É a mesma proposta apresentada há poucos meses, mas jamais respondida.
O presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, insiste na ideia de sentar-se com Jorge Messi, pai e agente do jogador, para assinar esse documento, que ligaria o craque ao Barça até 2023.
Os números da proposta do Barça não foram divulgados, embora sabe-se que eles são próximos do que vínculo atual de Messi, com cerca de 100 milhões de euros brutos por temporada.
Apesar de tudo, os diretores do clube não estão otimistas sobre a resposta de Messi, embora cientes que a posição do jogador em querer deixar a agremiação é complicada de resolver.
Com Messi decidido a sair do Barça imediatamente, o clube não quer ouvir outra coisa senão como vai receber os 700 milhões da cláusula rescisória. Posição que sente ter fortalecido após a direção de LaLiga emitir nota chancelando a interpretação do clube sobre as cláusulas contratuais.
Por outro lado, o Barcelona pretende responder ao último burofax enviado pelo jogador. A resposta terá um pedido para que Messi reconsidere sua posição e continue no clube.
*Com informações da Espn*