Os norte-americanos foram bastante influenciados em seus aspectos culturais desde sua descoberta. Seus hábitos derivam de tradições de imigrantes europeus, asiáticos e latinos. Mas como os costumes costumam ser diferentes em cada país, alguns costumes dos norte-americanos nos deixam os realmente impressionados. E olha que nós do ocidente somos todos muito parecidos em usos e costumes.
Confira nos slides a seguir, alguns desses costumes e algumas dessas coisas que nem são tão diferentes assim para os brasileiros, mas que acabamos estranhando em nossa primeira visita. Acompanhe!
1) Moça, o preço não é esse!
Você sabia que o preço que você vê nas prateleiras não será o valor pago no caixa? Pois é, eles costumam incluir os impostos no caixa, bem diferente aqui do Brasil. E isso ainda varia de estado para estado, e além disso, os municípios também podem adicionar mais impostos. Tente explicar para um brasileiro que vai para os EUA que ele vai pagar um preço um pouco maior do que está marcado na prateleira.
2) A gorjeta, por favor!
O hábito de dar gorjetas é ensinado aos americanos desde quando são crianças. Quando uma pessoa não dá gorjeta para um garçom, ou ela é muito pobre, ou foi muito mal atendida. Para nós brasileiros, por exemplo, os 10% normalmente já vêm incluídos na conta, mas nos EUA nem sempre vêm e nem sempre 10% fazem uma boa gorjeta e os americanos se sentem ofendidos quando não a recebem.
3) Lava-louças
No Brasil existe um estranho e louco mito de que lavadoras de louças não lavam direito que ficam sujeiras e resquícios de alimentos, mas elas são a salvação de muitos americanos, já que eles colocam quase tudo dentro dela. Temos a impressão de que nosso mito vem do fato que não se deve colocar louças com restos de comida sem passar água antes para tirar os restos dos alimentos. Ô preguiça!
4) Churrasco de hambúrguer?
Quando você for convidado para um churrasco nos Estados Unidos, vá com calma, pois é bem improvável que você encontre um bom pedaço de carne; eles geralmente são feitos com hambúrguer feito em casa, que é basicamente carne moída sem nenhum tempero nem sal, moldada do tamanho de um hambúrguer. Depois cada convidado monta o seu próprio hambúrguer. As linguiças também marcam presença e viram deliciosos hot-dogs. Apesar de diferente, os churrascos americanos podem também ser muito saborosos.
5) Parabéns sem aplausos
Nos aniversários no Brasil, a hora de cantar parabéns pra você é o momento mais esperado e gostamos de demonstrar toda a nossa alegria cantando e batendo palmas, não é mesmo? A hora dos parabéns dos americanos é apenas cantada, com as palmas marcando presença só no final . É um pouco estranho, afinal o que você faz com as mãos enquanto canta? A impressão é de estar num coral ou algo do tipo.
6) Lencinhos
O que houve com os paninhos? Panos ficam sujos, acumulam sujeira e devem ser lavados, por isso a praticidade tornou os americanos completamente dependentes dos lencinhos de papel. Tudo que é limpo com os famosos lenços umedecidos com produtos antibactericidas estão 100% livres de bactérias e sujeiras. Não precisa nem se dar ao trabalho de dar uma limpada prévia pra tirar a sujeira, os milagrosos lencinhos dão conta do serviço.
7) Bacon
O imenso amor deles por bacon que nós tanto estranhamos pode até parecer estranho, mas é real. Algumas coisas que lá podem ser encontradas no sabor bacon que os brasileiros jamais se acostumarão são: Balas de bacon, coca cola de bacon, milk shake sabor bacon, sorvete de bacon, refrigerante de bacon, pirulito de bacon, jujuba sabor bacon, batom com gosto de bacon, maionese com bacon, vodca de bacon, chocolate de bacon e até algodão doce de bacon! Parece mentira, mas é verdade sim!
8) Tudo é muito grande!
Socorro moça, eu pedi o médio e não o gigante ! Chegamos lá cheios de marra e pedimos um refrigerante grande no Fast Food preferido, mas quando chega o famoso copo contendo mais de 1 litro de refri, e o herói que existe dentro de nós é abatido como se exposto a criptonita . O pequeno oferece 16 ounces (FL. OZ.), ou seja, 500ml . Tá bom pra você ?
9) Chamar uma pessoa mais velha ou desconhecida pelo primeiro nome
Aqui já foi assim, mas nos Estados Unidos, isso ainda é falta de respeito. Só podemos chamar uma pessoa mais velha ou desconhecida por “Mr.” ou “Mrs, Miss, Ms” para mulheres, seguido do sobrenome da pessoa. Ou seja, se você acabou de conhecer o José da Silva, deve chamá-lo de “Mr. Silva” e não José. Zé então, nem pensar! Por isso, só se chama uma pessoa pelo primeiro nome depois de conseguir um bom nível de intimidade.
10) Pistola no Walmart .
Sim, alguns supermercados têm uma seção de armas. A rede de supermercados Walmart, por exemplo, voltou a vender armas em algumas de suas lojas nos Estados Unidos. A empresa havia deixado de vender o produto por cinco anos, juntamente com outros itens, mas resolveu retomar as vendas, com o objetivo atrair homens para as lojas e reviver sua imagem de one-stop shopping, ou seja, de uma loja onde é possível comprar tudo.
*Com informações Desafio Mundial*