Diante da tragédia que ocorreu no Rio de Janeiro na última quinta-feira (12/09), em razão do incêndio no Hospital Badin, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) encaminhou nesta quarta-feira (18/09), à Mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), um requerimento à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) solicitando informações se as unidades hospitalares do Estado possuem Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). O pedido é tanto para as unidades públicas quanto privadas.
“O que aconteceu naquele hospital particular, no Rio de Janeiro, chocou a todos nós. Depois desse incidente, soubemos que apenas 10% das unidades hospitalares têm o Alvará de Vistoria do Corpo dos Bombeiros no Rio. Logo, o Amazonas precisa fazer o seu dever de casa também. Por isso, peço que a Comissão de Saúde solicite à Susam e ao Corpo de Bombeiros que informe a esta Casa sobre quais hospitais públicos e privados estão aptos a funcionar dentro do que preconiza a lei dos Bombeiros. Desta forma, podemos dar um passo à frente da tragédia, e para isso é necessário prevenção”, explicou Barreto, que recebeu apoio dos colegas da Casa, como Álvaro Campelo (Progressista), Dermilson Chagas (PP) e Serafim Corrêa(PSB).
O deputado relembrou ainda as visitas ‘in loco’ nas unidades hospitalares e, diante dos problemas constatados, como péssimas condições nos leitos, má conservação dos prédios e condições desumanas dos pacientes, a prevenção pode ser a solução para evitar tragédias na saúde local.
*Com informações da assessoria*