O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), cumpre agenda em Brasília desde quarta-feira (04) e iniciou diálogo com o novo governo federal. O chefe do executivo estadual participou da posse do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), como novo presidente do Consórcio da Amazônia Legal.
O encontro do governador com o Consórcio Amazônia e ministros tem sido compartilhado em suas redes sociais.
Leia também: Caio André abre apuração sobre ‘sumiço&’ de livro de posses da Câmara
A cerimônia teve a presença de governadores da região e dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que também é ex-presidente do Consórcio e ex-governador do Amapá; e das Cidades, Jader Filho.
O governador também se encontrou com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), e conversou sobre ideias para desenvolver o turismo para o Amazonas. Nesta quinta, Wilson divulgou estar em diálogo com diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitos.
“Tratamos sobre a quebra do monopólio do gás, aqui no Amazonas, e o quanto isso é importante para reduzir o consumo de diesel nas térmicas e carretas”, declara em postagem.
Consórcio da Amazônia
O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL) é formado pelos nove estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Os nove estados representados no Consórcio Amazônia Legal ocupam 59% do território brasileiro, com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas.
A missão do Consórcio é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal e ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.