Wilson Lima encaixa aliados no governo, mas preserva pastas essenciais

Governador tem somente mais uma pasta com nome ainda em aberto.

Após tomar posse do seu novo mandato, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), concluiu quase todas as nomeações para o secretariado. O governador já adiantava que não iria fazer grandes mudanças em secretarias de serviços essenciais e manteve a maior parte dos titulares da primeira gestão.

Apesar de manter o secretariado praticamente intacto no primeiro momento, Wilson Lima cumpriu acertos e conseguiu encaixar em lugares específicos personagens que fizeram parte de seu arco de alianças durante as eleições.

Oito pastas sofreram mudanças. Na última terça-feira (17), Wilson Lima nomeou o ex-deputado federal e presidente estadual de seu partido União Brasil, Pauderney Avelino, para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

Antes dele, outra aliada, a deputada Therezinha Ruiz era direcionada para um lugar na Secretaria de Educação e Desporto (Seduc). Ambos os nomes não conseguiram sucesso nas eleições 2022, mas fazem parte da rede de cabos eleitorais de Wilson.

Atualmente, apenas o comando da Fundação Estadual do Índio (FEI) segue incerto. Atualmente, Vanderlei Alvino responde pela pasta.

Outras mudanças 

Para a Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), o governador nomeou Inês Carolina Barbosa Ferreira Simonetti Cabral. Anteriormente, Adriano Mendonça Ponte comandava a pasta.

Já Hellen Cristina Silva Matute, ex-secretária executiva adjunta pedagógica da Secretaria de Estado de Educação, assumiu o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) no lugar de José Augusto de Melo Neto.

Na Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE-AM), saiu Otávio de Sousa Gomes, e foi nomeado controlador-geral, Jeibson dos Santos Justiniano. Do mesmo modo, o atual delegado da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno de Paula Fraga, assumiu o comando da instituição, no lugar de Ricardo Leite.

Igualmente, a administradora Jussara Pedrosa  assumiu a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), no lugar de Emerson Lima.

Para a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), Wilson Lima nomeou José Augusto Corrêa Lima Omena. Alexandre Henrique Freitas de Araújo comandava a pasta.

Por fim, para a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (FUHAM), foi nomeado Carlos Alberto Chirano Rodrigues, no lugar de Ronaldo Derzy Amazonas.