STF valida eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas

Presidente do STF, ministro Luiz Fux, derrubou decisão do TJAM que suspendia sessão que elegeu Roberto Cidade para presidência da Aleam

STF valida eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas
Foto: Evandro Seixas

Após a Justiça do Amazonas atender mandado de segurança para suspender a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, derrubou a decisão assinada pelo desembargador Wellington José de Araújo e reestabeleceu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05/2020 que antecipou a eleição, realizada no último dia 3 de novembro.

Na sessão ordinária na Aleam, a chapa de Roberto Cidade (PV) venceu a de Belarmino Lins (PP) por 16 votos a 8 para assumir o biênio 2021-2022 da Casa Legislativa.

Leia mais: Justiça suspende sessão que elegeu Roberto Cidade como presidente da Aleam

O resultado da eleição havia sido suspenso por um mandado de segurança impetrado pelos deputados Saullo Vianna (PTB), Alessandra Campêlo (MDB) e Belarmino Lins contra ato ilegal e abusivo do atual presidente da Aleam, Josué Neto (PRTB).

O STF deferiu o pedido de liminar para sustar os efeitos de decisão do mandado de segurança impetrado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) a fim de que seja restabelecido a PEC 05/2020 que tramitou em regime de urgência e foi aprovada na última quinta-feira (03) na Aleam.

O presidente do STF determinou que os autores do mandado de segurança no TJAM, Alessandra Campêlo, Belarmino Lins e Saullo Viana se manifestem sobre o pedido de suspensão.