Presidente Figueiredo anuncia redução de quase 80% no desmatamento

Em 2020, a cidade perdeu 6,51Km² de sua cobertura natural

Presidente Figueiredo conseguiu, em três anos, reduzir em 79,4% a taxa de destruição florestal e ocupa posição de destaque entre as cidades amazonense no combate ao desmatamento e queimadas. Em 2020, a cidade perdeu 6,51Km² de sua cobertura natural.

Em 2023, enquanto a capital e boa parte dos municípios vizinhos foram afetados pela fumaça, gerada pelas queimadas, que subiram mais de 80%, a Terra das Cachoeiras não só sofreu muito menos, como ainda registrou queda de 5% no índice de desmatamento.

Os dados foram apresentados pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Luiz Augusto Schwade, durante a solenidade sobre a ampliação da capacidade de trabalho das equipes de monitoramento, licenciamento e fiscalização da Secretaria.

“É importante saber que estamos obtendo esses resultados, trabalhando de forma comprometida, sem perseguição, sem omissão, porque sabemos que, por muito tempo, muitas pessoas usavam da influência que diziam ter, para devastar o nosso meio ambiente e, nós, de forma muito responsável, temos feito esse trabalho”, afirmou a prefeita Patrícia Lopes, que aproveitou a ocasião para parabenizar e agradecer ao secretário e servidores da Semmas pelo trabalho que vêm desenvolvendo.

“Que vocês continuem fazendo esse trabalho. Meu sentimento é de gratidão. Mais uma vez, muito obrigada a todos vocês”.