Prefeito e vice de Pauini são investigados por nepotismo

O MP solicita informações quanto aos cargos ocupados por funcionárias da prefeitura e seus graus de parentesco com os chefes do Executivo.

O prefeito do município de Pauini, Renato Afonso (PSD), e o vice-prefeito, Paulo da Gasolina (PL), estão na mira do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) por possíveis práticas de nepotismo. As investigações foram publicadas no Diário Oficial do órgão na quinta-feira (22).

De acordo com o documento, um inquérito civil foi instaurado para apurar a denúncia encaminhada ao órgão. O MP solicita informações quanto aos cargos ocupados por Maria e Naziana e seus graus de parentesco com os chefes do Executivo.

Para a instauração, a promotora de justiça Danielly Christini considera que “a nomeação de parentes para o exercício de cargos públicos em comissão ou de confiança, ou ainda de função gratificada, constitui prática nociva Administração Pública”.

Família Afonso

A família do prefeito de Pauini tem forte envolvimento na política: Renato Afonso é irmão do deputado estadual Adjuto Afonso (União Brasil) e tio do vereador de Manaus, Diego Afonso (União Brasil).

Mas não para por aí, essa não seria a primeira vez que o prefeito tenta beneficiar a família. Em março de 2021, Renato Afonso foi acusado de dispensar licitação e contratar empresas que possuem como donos seus parentes.

Em uma dessas contratações, o prefeito beneficiou o irmão, Antônio Rodrigues Afonso, que é dono da Distribuidora Rio Purus Ltda. A empresa teria faturado R$ 1,2 milhão dos cofres públicos de Pauini pelo fornecimento de combustíveis.

Veja documentos na íntegra