Paulo Guedes quer zerar IPI da ZFM em caso de reeleição de Bolsonaro

Ministro da economia também prometeu trazer a Tesla e a Amazon para a região.

Divulgação

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) voltou a ser assunto durante um evento com empresários realizados em São Paulo, nesta quinta-feira (08). O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu acabar com o IPI caso o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja reeleito.

“Não é possível ser tributado antes de começar a produzir. Esse imposto tem que acabar”, declarou o ministro. Em agosto, um novo decreto estabeleceu que 170 produtos produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM) tivessem suas alíquotas restabelecidas. Entre esses itens estão o xarope de refrigerante, isqueiro e carregador de bateria.

Em um possível segundo mandato de Bolsonaro, Guedes afirmou que ao acabar com o tributo, pretende mudar a atividade principal da região. “Vamos transformar a Amazônia: em vez de viver de crédito de IPI, vai viver de crédito verde, da preservação de recursos ambientais, que estimo em R$ 100 bilhões”, afirmou.

Paulo Guedes pretende, ainda, instalar uma fábrica da Tesla em Manaus para produzir carros elétricos. Ele também disse que seria importante levar uma unidade da Amazon para a região. Se isso se concretizar, o ministro garantiu a isenção de impostos para essas empresas por 30 anos.