Paulo Guedes deve comparecer à Câmara para explicar decretos do IPI

Ministro será questionado sobre os impactos negativos à Zona Franca de Manaus.

Foto: Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, terá que prestar informações sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), após o requerimento do deputado José Ricardo (PT-AM) ser aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados. Guedes deve ser ouvido no dia 1° de junho, às 9h.

José Ricardo justifica que os decretos ameaçam a Zona Franca de Manaus. Para ele, foi a industrialização de Manaus que conteve a pressão de atividades predatórias no interior, como pecuária extensiva, garimpo ilegal e corte de madeira irregular.

Governo x Zona Franca de Manaus

As divergências entre o governo e a bancada amazonense começaram com o decreto de redução do IPI de 25%, assinado pelo presidente Bolsonaro na véspera do Carnaval. Parlamentares do estado argumentaram que as isenções acabam com a atratividade da Zona Franca para alguns produtos, como motocicletas e televisores.

Nas semanas seguintes, o governo federal e o estado entraram em acordo, costurado por parlamentares, com o comprometimento de reedição do decreto, para retirar os itens produzidos na Zona Franca das desonerações. No entanto, o acordo não foi cumprido e semanas depois Bolsonaro assinou outro decreto zerando o IPI do polo de concentrados, retirando a competitividade das indústrias do setor na Zona Franca de Manaus.