Prevista para segunda-feira (18), a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados antecipou a reunião para esta sexta-feira (15) para debater data e formato da eleição interna da Casa e o caso do PSL, cujos deputados entraram com pedido para mudança de bloco.
O presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), havia defendido a votação presencial, mas com exceção permitida para os deputados do grupo de risco. Ele designou o deputado Mário Heringer (PDT-MG) como relator do caso. O relatório, todavia, não está pronto. A decisão seria tomada na próxima segunda-feira.
Leia mais: Eduardo Bolsonaro se queixa de estratégia do PSL para a mesa da Câmara
O grupo ligado ao deputado Arthur Lira (PP-AL), que tem maioria no colegiado, vem pressionando por definições e convocou a reunião para esta sexta-feira. Além do formato e da data da votação, os parlamentares querem debater a questão dos deputados do PSL.
Na última semana, 32 dos 52 deputados da legenda protocolaram pedido para deixar o bloco do candidato Baleia Rossi (MDB-SP) e entrar no de Arthur Lira (PP-AL). Contudo, 17 deles estão suspensos, o que invalidaria a decisão.
O Conselho de Ética do partido abriu processos de expulsão de 20 dos 32 deputados bolsonaristas que assinaram o pedido, e a decisão pode sair também nesta segunda-feira.
*Com informações do Metrópoles*