Lula terá que driblar orçamento secreto, diz Marcelo Ramos

Deputado federal amazonense alerta sobre desafios do novo presidente

No ano que vem, o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM) não estará mais na Câmara. Mas, durante um período, ele dividiu, como vice-presidente, o comando da casa com Arthur Lira (PP-AL), o presidente. Marcelo Ramos deixou a vice-presidência da Câmara depois que trocou o PL pelo PSD. Os dois iniciaram o mandato unidos, mas acabaram rompendo, especialmente depois que as atitudes do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de covid-19 o levaram definitivamente para a oposição.

Marcelo Ramos apoiou Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, o presidente eleito. Ramos, porém, sabe bem como funciona o núcleo de poder em torno de Arthur Lira. E alertou: Lula terá que rapidamente desarmar a bomba do orçamento secreto, ou acabará sendo enredado por ele.

Uma vez eleito presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentará um Congresso Nacional muito diferente do que foi em seus mandatos anteriores: desta vez, o principal partido da oposição (PL) é o que conta com a maior bancada na Câmara dos Deputados, onde terá que formar maioria.