A Justiça aceitou uma representação do Ministério Público Eleitoral no Amazonas contra a empresa OPP Primeiro Portal Pesquisa de Mercado Ltda., representada por Eilem Mara dos Santos Noronha, no município de Presidente Figueiredo. A empresa foi multada em R$ 50 mil reais após irregularidades que configuram fraudes na pesquisa serem constatadas.
Conforme a ação, a empresa fez divulgação de pesquisa eleitoral fraudulenta para favorecer o pré-candidato Fernando Vieira, ex-prefeito da cidade.
A denúncia ao MP foi feita pelo União Brasil, partido da prefeita Patrícia Lopes, que concorre à reeleição.
Segundo a denúncia, o estudo de intenção de voto foi autofinanciada, sem contratante externo. Dessa forma, a empresa não teria que revelar a origem do recurso para a pesquisa.
A legislação eleitoral permite esse procedimento, segundo o partido denunciante, desde que seja justificada a procedência e o valor do recurso para realização da pesquisa.
Como resultado, a pesquisa da OPP é suspeita de tentar induzir votos para Vieira. Dessa forma, o MP acolheu o pedido de liminar, reconhecendo assim que há perigo de dano ao processo pré-eleitoral em Presidente Figueiredo.
Veja a decisão na integra