Grupo ‘300 do Brasil’ protesta em frente ao STF com tochas e máscaras

O grupo usava roupas pretas e máscaras e carregava tochas acesas. O ato se assemelha a manifestações feitas por racistas americanos da Ku Klux Klan.

Grupo ‘300 do Brasil’ protesta em frente ao STF com tochas e máscaras
Foto: Reprodução / Instagram

Grupo “300 pelo Brasil”, acampado na área central de Brasília para apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), fez um protesto em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desse sábado (30).

O grupo usava roupas pretas e máscaras e carregava tochas acesas. Os integrantes marcharam em frente à Suprema Corte e gritaram palavras de ordem contra o ministro Alexandre de Moraes. Ele é relator do inquérito no STF que investiga um esquema de produção e distribuição de notícias falsas.

O ato (veja o vídeo mais abaixo) se assemelha a manifestações feitas por racistas americanos da Ku Klux Klan.

As imagens também remetem às manifestações feitas por supremacistas brancos na Universidade da Virginia, em 2017, em Charlottesville. O episódio foi marcado pela violência deflagrada pelo movimento neonazista “Unite the right” (unir a direita, em português) contra a comunidade negra.

No Twitter, Sara Winter, uma das integrantes do grupo, postou vídeo da manifestação. “Chegamos e viemos cobrar as autoridades por um Brasil Livre”.

Sobre o uso de máscaras e tochas, elas explicou: “Sobre nosso protesto de ontem [sábado]: a ideia foi de um apoiador que é judeu e quem comprou as tochas e máscaras foi um organizador dos 300 que é negro”.

 

*Com informações do Metrópoles e Congresso em Foco*