A ex-gerente de compras da Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam), Alcineide Figueiredo Pinheiro em depoimento prestado a Polícia Federal (PF), que Wilson Lima realizou de forma direta todos o trâmites ilegais da compra dos respiradores inadequados para o tratamento de covid-19.
De acordo com a ex-gerente, o ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias e o secretário executivo da pasta, João Paulo apresentaram ‘Alencar’ como operador da negociação indicado pelo governador para “ajudar” nas compras, como mediador entre a secretaria e os fornecedores durante a pandemia.
No depoimento Alcineide afirma que Alencar “compraria” os respiradores para o estado pagá-lo posteriormente. “A como a Susam não tinha meios de comprar à vista, Alencar compraria os respiradores ou ventiladores para o estado; que posteriormente o estado deveria pagá-lo; que não foi esclarecida a forma de pagamento por parte do estado; que Alencar estaria oferecendo sua ajuda a pedido do governador”, contou.
Alcineide afirma ainda ter alertado o então Secretário de Sáude, logo que desconfiou que o processo de aquisição estava aderindo respiradores que não atendiam a demanda de entubar os pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e que mesmo após o alerta, recebeu ordens diretas de continuar o processo.