Em disputa acirrada, Caio André é eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Manaus

Vitória de Caio André pode significar embate de influências entre prefeito e governador no legislativo municipal.

O vereador Caio André (PSC) foi eleito com 22 votos para o cargo de presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) no biênio 2023-2024, em sessão ordinária promovida na manhã desta segunda-feira (05). Caio disputou o cargo com o vereador Elan Alencar (Pros), que teve 19 votos.

A eleição rendeu declarações voltadas para a independência da Casa e o que seria um “vale-tudo” pela presidência da Câmara. Vale ressaltar que os 19 votos que Elan Alencar organizou eram por maioria da base aliada ao presidente David Almeida (Avante).

O resultado foi anunciado pelo pelo atual presidente da Casa, David Reis (Avante). “O vereador Caio André está eleito como o próximo presidente da Câmara Municipal de Manaus”, afirmou David.

Leia mais: Com três candidatos, Caio André é o mais cotado para presidência na CMM

Em discurso antes da votação, Caio defendeu a “ampliação da independência e transparência” da Casa e a manutenção da “harmonia entre os poderes”. “Nós buscamos uma Câmara Municipal que vai de encontro ao que a população anseia de seus representantes”, afirmou o vereador do PSC.

De independência a vale-tudo

Apesar de pacífica, ficou claro durante a votação que a Câmara não é mais um super escalão de base a David Almeida. Inclusive, no campo de articulação, a derrota de Elan Alencar para Caio André representaria um pequeno embate de influência no legislativo municipal entre prefeito e governador.

Caio é do PSC, antiga casa de Wilson Lima, e o vereador tem como carro chefe de campanha a “independência” da prefeitura.

“Pela independência a Câmara Municipal de Manaus, pela transparência, para que a Câmara Municipal de Manaus não funcione como uma blindagem ao prefeito de Manaus, um escudo ao prefeito e a Prefeitura de Manaus. Para que a câmara cumpra a sua função com a sociedade manauara em fiscalizar a Prefeitura de Manaus e seja livre, independente para representar a sociedade da nossa Manaus e para um parlamento forte, voto no vereador Caio André”, declarou Rodrigo Guedes (PSC) em votação.

Já Elan Alencar, do Pros, organizou os votos da base do prefeito David Almeida. Vale ressaltar inclusive que os dois últimos presidentes da Casa votaram no parlamentar do Pros: Joelson Silva (Patriota) e David Reis (Avante).

Nessa compostura, a campanha de Elan para a presidência organizou todos que não racharam na base de David Almeida na Câmara.

“Por alguém que respeita princípios familiares e não transforma a eleição da mesa diretora em um vale-tudo, que agride o seio essencial da família, eu voto Elan Alencar”, Wallace Oliveira (Pros).