Disputa por vagas na Aleam tem redução de mais de 30% de candidatos

Apesar de quase 80% da Aleam ter se registrado para permanecer no cargo, a quantidade de candidatos para concorrerem a deputado estadual teve uma redução.

Disputa por vagas na Aleam tem redução de mais de 30% de candidatos

Com o fim do registro de candidatura, o período de campanha iniciou nesta terça-feira (16) e algumas figuras conhecidas da população amazonense correm em busca da reeleição. Apesar de quase 80% da Assembeia Legislativa do Amazonas (Aleam) ter se registrado para permanecer no cargo por mais quatro anos, a quantidade de candidatos para concorrerem a deputado estadual teve uma redução de 35,62% em comparação com a última eleição de 2018, segundo dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dos motivos da procura pela Aleam ter diminuído é a ‘ambição’ de alguns parlamentares ao mirarem Brasília e se candidatarem a deputados federais.

Ao todo, foram registradas 423 candidaturas para disputar as 24 vagas da Aleam, uma proporção de 17,63 candidatos por vaga. O número é menor do que nas duas últimas eleições. Em 2018, foram 657 registros, um total de 27,38 candidatos por vaga, e em 2014 o número foi de 638 candidatos lutando pelas 24 cadeiras, uma proporção de 26,59 por vaga.

Neste pleito, 19 deputados estaduais tentam a reeleição. São eles: o atual presidente da Casa Legislativa, Roberto Cidade (União Brasil), Abdala Fraxe (Avante), Adjuto Afonso (União Brasil), Alessandra Campêlo (PSC), Álvaro Campelo (PV), Cabo Maciel (PL), Carlinhos Bessa (PV), Delegado Péricles (PL), Dermilson Chagas (Republicanos), Dr. Gomes (PSC), Dra. Mayara (Republicanos), Felipe Souza (Patriota), Joana Darc (União Brasil), João Luiz (Republicanos), Serafim Corrêa (PSB), Sinésio Campos (PT), Therezinha Ruiz (PL), Tony Medeiros (PL) e Wilker Barreto (Cidadania).

Entre os cinco atuais parlamentares da Aleam, que não vão em busca da reeleição, está Ricardo Nicolau (Solidariedade), que registrou candidatura para o Governo do Amazonas. O veterano da política amazonense, Belarmino Lins (PP), anunciou a aposentadoria e lançou o seu filho, o médico George Lins, para disputar uma vaga na Aleam. A deputada Nejmi Aziz, do PSD, não irá disputar reeleição. Na semana passada, o marido de Nejmi e presidente regional da sigla, Omar Aziz, disse que a decisão de não ter candidatos para deputado estadual nesse pleito foi para priorizar as candidaturas para deputados federais. Atualmente, o PSD tem três deputados federais e um senador na bancada federal amazonense e todos vão buscar a reeleição.

Fausto Júnior e Saullo Vianna, ambos do União Brasil, são candidatos a deputado federal. Fausto e Saullo tentam alçar voos maiores e se juntam ao grupo de políticos que miram Brasília. Nos últimos 8 anos, a quantidade de candidatos a deputado federal teve um aumento de 93,98%. Em 2014, a quantidade de postulantes registrados para disputar as cadeiras em Brasília foi de 83 candidatos, sendo 10,38 por vaga. Em 2018 o número aumentou para 153, com um total de 19,13 candidatos por vaga, e neste ano são 161 candidatos à Câmara dos Deputados, em uma proporção de 20,13 por vaga.

Atual bancada amazonense da Câmara

Em Brasília, dos oito atuais parlamentares da Câmara dos Deputados, apenas um não vai tentar a reeleição: Bosco Saraiva (Solidariedade). O político já tinha declarado em junho deste ano, durante entrevista ao Podcast Papo Reto da Agência Brasil de Notícias, que não tentaria novamente uma vaga para a Câmara, mas que buscaria uma das cadeiras na Aleam, o que foi confirmado no início deste mês com o registro da sua candidatura a deputado estadual no TRE-AM.

Os outros sete deputados federais buscam mais quatro anos de mandato para representar o Amazonas na bancada federal: Átila Lins (PSD), Capitão Alberto Neto (PL), Delegado Pablo (União Brasil), Marcelo Ramos (PSD), Sidney Leite (PSD), Silas Câmara (Republicanos) e Zé Ricardo (PT).