Deputados delegados eleitos na onda bolsonarista nas últimas eleições no Amazonas divergem sobre o apoio dado pelo PSL – ex-partido do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) – à candidatura do cacique político Amazonino Mendes (Podemos) a prefeito de Manaus.
Após muitas especulações, a sigla fez o anúncio por meio de nota oficial, divulgada à imprensa nessa quarta-feira (16), data limite para a realização das convenções partidárias para escolha do prefeito, vice e vereadores nas eleições municipais 2020.
Procurado pelo Portal AM1 para comentar sobre o PSL decidir apoiar o ex-governador em Manaus, visto como da “velha política”, enquanto o partido se declara como o oposto, o deputado estadual delegado Péricles se isentou de qualquer responsabilidade ao afirmar que não integra mais a cúpula de decisões da sigla.
“Desde que deixei o diretório municipal e anunciei minha decisão de seguir o presidente Bolsonaro em possível nova sigla, não tenho integrado as decisões do PSL. Assim como não tenho sido convidado para nenhum evento do partido. Sendo assim, acho que neste momento cabe a mim falar apenas pela minha decisão – que anunciei na última semana – de não apoiar nenhum candidato ao cargo majoritário”, disse.
Nos bastidores, o nome do deputado Péricles chegou a aparecer como possível concorrente à prefeitura da capital nas eleições deste ano. No entanto, o parlamentar optou por seguir os trabalhos como presidente da “CPI da Saúde” na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Sobre a decisão de não apoiar nenhum dos 11 nomes confirmados para concorrer a cadeira deixada por Arthur Neto (PSDB), Péricles disparou que “seria contraditório e incoerente, agora, declarar apoio a candidatos que não possuem os mesmos ideais” e “que não apoia” e nem apoiará “velhas práticas”.
Já o presidente estadual do PSL, deputado federal Pablo Oliva não respondeu diretamente ao questionamento e enviou, por meio de assessoria de imprensa, uma resposta similar a nota oficial do partido sobre a decisão de se juntar ao arco de aliança do Podemos, divulgada ontem.
“Conversamos com vários pré-candidatos à prefeito de Manaus. Tivemos acesso aos planos de governo e projetos para o futuro da nossa cidade. Após análise de todo esse material, decidimos que o melhor para a capital do Amazonas é o apoio ao candidato Amazonino Mendes, com quem caminharemos juntos nesta campanha”, declarou o parlamentar.
Agora Amazonino ganha mais visibilidade durante a propaganda eleitoral neste primeiro turno da eleição, uma vez que o PSL possui o segundo maior tempo no horário político da TV e rádio. Além da sigla, o ex-governador também contará com o apoio do MDB, PSL e do Cidadania.