David Reis já tem cerco pronto de opositores contra manobra de mandato na CMM

Pelo menos 23 vereadores já montam frente de oposição contra possível manobra do presidente da Casa para prolongar mandato de presidente da Câmara.

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), já estaria em articulação para modificar o artigo 17 do Regimento Interno da Casa e se manter mais dois anos no comando do parlamento. Nesse mesmo percurso, vereadores da Casa já montam frente de oposição contra a possível manobra de Reis.

De acordo com o vereador Elissandro Bessa (Solidariedade) pelo menos 23 vereadores já se colocam contra o ofício que busca assinaturas para chegar até a tribuna da Casa. Entre os parlamentares estão Caio André (PSC), William Alemão (Cidadania), Peixoto (Pros), Diego Afonso (União Brasil), Everton Assis (União Brasil), Raiff Matos (DC) e Capitão Carpê (Republicanos).

“23 vereadores não concordam com o golpe. Eu fui o primeiro a me manifestar na tribuna da Câmara na segunda-feira contra a possibilidade da reeleição e vários colegas também se manifestaram contra”, afirma.

Uma lista com o nome e assinaturas dos vereadores favoráveis à mudança do regimento já estaria circulando na CMM no últimos dias. Nos bastidores, circula que David Reis já obteve 15 assinaturas. Para que o documento inicie sua tramitação são necessários 14 apoios. Porém para que a mudança seja efetivada é preciso de 28 votos dos 41 vereadores em plenário, mais o aval do prefeito.

Se aprovado, fica prorrogado por mais dois anos o mandato do vereador como presidente da Câmara, segundo o novo regimento da Casa. Raiff Matos (DC) explica que não só é contra a manobra de David Reis, como também é oposição a futuras eleições.

“Sou contra a proposta de mudar o regimento interno para manter o vereador David Reis como presidente da CMM por mais dois anos. Me oponho à reeleição do David Reis e já estou em uma outra chapa que vai disputar a eleição com ele”, declara.

Para o vereador Capitão Carpê (Republicanos) a manobra de David Reis é antidemocrática e fere os princípios da constitucionalidade.

“Um ato totalmente antidemocrático, imoral, inconstitucional e que fere o entendimento do STF e o próprio Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus sobre esse assunto. Me posicionei desde o início contra essa possível manobra e, no que depender de mim, não terá a menor chance prosperar”, completa.

Antônio Peixoto (PROS) explica que a manobra de David Reis é fruto de vontade pessoal e que aprovar um ato inconstitucional iria ferir a imagem dos vereadores da Casa. “É uma vontade pessoal dele, forçar isso é expor negativamente os vereadores. Isso pode ter repercussão judicial, inclusive. Ele já cumpriu o mandato dele tem que dar a vez para outro vereador”, completa.

Os vereadores William Alemão (Cidadania) e Caio André (PSC) emitiram um posicionamento semelhante a respeito de serem contra a manobra de Reis e o respeito ao princípio da democracia e constitucionalidade na Casa.

David Reis

Por meio de nota, a comunicação do vereador David Reis afirma que não irá se pronunciar, por conta do assunto ser apenas opiniões e rumores.

“Não existe nada a respeito. E o que se soube nos últimos dias foram boatos, opiniões a respeito, mas nada baseado em fato concreto, e por esse motivo, a presidência da Casa não se manifestará. O que existe de real é que o vereador David Reis é presidente da Câmara até dezembro próximo”, declaram em nota.