Covid-19: Maia anuncia que fará exame de sangue após contato com Bolsonaro

O resultado do teste do presidente da República ao coronavírus foi divulgado nesta terça-feira. Ele está isolado no Palácio do Alvorada

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ. Foto: Roque Sá/Agência Senado/Divulgação

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira (07) que fará um exame de sangue nesta semana para medir os anticorpos do coronavírus após ter se encontrado com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O chefe do Executivo foi diagnosticado com Covid-19 nesta manhã, após apresentar sintomas como febre alta.

“Vou fazer exame de sangue para saber se tenho anticorpos. Porque, na verdade, já está no sexto dia que estive com ele [presidente Jair Bolsonaro]. Pelo prazo, até cinco dias [daria para saber se fui contaminado]”, disse o deputado durante coletiva de imprensa.
Maia contou que tentou fazer o exame de sangue na semana passada, mas o enfermeiro teria errado a primeira veia e a segunda veia. “Tenho que admitir que fiquei com medo e deixei para a próxima semana”, brincou.
Bolsonaro testou positivo para Covid-19 nesta terça-feira. Esse foi o quarto exame feito pelo presidente para verificar se está com a doença — os outros três haviam dado negativo. Ele está isolado no Palácio do Alvorada.

Em pronunciamento, o chefe do Executivo disse que já se sentia melhor em comparação a segunda (06), mas que ficaria em repouso. “Hoje baixou bastante a febre. Estou bem. Em comparação a ontem, estou muito bem. Queria até dar uma caminhada mas não vou, por recomendação médica”, afirmou.

Na sequência, ele voltou a defender o uso da cloroquina como remédio contra a doença: “Da forma que ministraram a hidroxicloroquina… poucas horas depois de aplicar, eu já estava bem”.

Sintomas

Na segunda, Bolsonaro deixou o Palácio do Planalto no fim da tarde e foi ao Hospital das Forças Armadas (HFA) para testar se contraiu o vírus. Ao chegar ao Alvorada, o presidente disse a apoiadores que teria de manter distanciamento social e que estava “evitando” contato.

“Tô evitando [contato], que eu vim do hospital agora. Fiz uma chapa [raio-X] no pulmão, tá limpo. Fui fazer o exame da Covid agora há pouco, mas tá tudo bem”, disse.

*Com informações do Metrópoles*