Bolsonaro se pronuncia após mais de 44 horas do resultado nas urnas

Bolsonaro não citou Lula em discurso no Palácio da Alvorada.

Jair Bolsonaro fez, na tarde esta terça-feira (1º), no Palácio da Alvorada, o primeiro pronunciamento desde a divulgação dos resultados das eleições de 2022. Bolsonaro buscou falar rapidamente e passar uma mensagem aos manifestantes em rodovias.

Após mais de 44 horas de silêncio, o presidente fez um pronunciamento e não falou sobre a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no domingo (30). Ele ainda minimizou o bloqueio por caminhoneiros contrários ao resultado das urnas, que deram a vitória ao petista.

Além dos jornalistas, Bolsonaro convocou ministros e outros políticos aliados para se deslocarem para o Alvorada na tarde desta terça. Assessores já tinham adiantado que não haveria espaço para perguntas.

O presidente saiu, e, então, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, é que acabou fazendo o reconhecimento, ao afirmar que o processo de transição se iniciará assim que o lado vencedor oficialmente indicar, como já anunciou, que o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) é quem será o coordenador do processo.