Bessa é condenado a paga multa por propaganda irregular nas eleições 2022

Denúncia foi movida pelo ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, quando ele e Bessa foram candidatos a uma vaga no Senado.

Bessa é condenado a paga multa por propaganda irregular nas eleições 2022

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) multou o vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), em R$ 5 mil, por propaganda eleitoral irregular na campanha a uma vaga no Senado Federal nas eleições de 2022. A representação foi denunciada pelo ex-prefeito de Manaus e também candidato a senador, Arthur Neto (PSDB).

A publicação consta no Diário Oficial do Tribunal Eleitoral desta segunda-feira (23). Os dois candidatos foram derrotados no pleito, que reelegeu o senador Omar Aziz (PSD) para a única vaga aberta para o estado.

De acordo com a decisão, o juiz auxiliar da propaganda, Luis Felipe Avelino Medina, em harmonia com o Ministério Público Eleitoral (MPE), julgou procedente a representação, uma vez que a propaganda eleitoral não apresentava os requisitos legais previstos na Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições).

A propaganda – alvo da ação – foi veiculada na televisão no período da tarde do dia 31 de agosto de 2022 e estava sem a publicação dos nomes dos candidatos suplentes que faziam parte da chapa majoritária.

O texto revela que, anteriormente, o MPE não havia aceitado a representação, mas a parte autora recorreu e, posteriormente, a ação foi aceita pelo TRE, que julgou a propaganda fora dos padrões exigidos pela legislação eleitoral.

Veja documento