Aziz faz críticas a nova nota das Forças Armadas sobre manifestações

Eleitorado de Bolsonaro está há mais de uma semana em frente a quartéis pedindo intervenção militar após vitória de Lula nas urnas.

O senador amazonense, Omar Aziz (PSD), aliado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e oposição ao presidente Jair Bolsonaro (PL), criticou a nova nota oficial das Forças Armadas sobre os protestos bolsonaristas. De acordo com ele, os militares estão sendo coniventes com atos antidemocráticos.

Leia mais: Aziz cobra posição de comandante do CMA sobre manifestantes pedindo golpe

Em discurso no Senado, Aziz apontou conveniência por parte dos militares em atos que solicitam intervenção militar. “Na nota tem ‘atos democráticos’. Veja se pode ser chamado de ato democrático a pessoa pedir intervenção militar na frente dos quartéis”.

“Fico estarrecido que pessoas inteligentes, preparadas, assinem uma nota dizendo que isso é ato democrático. Isso é balbúrdia. É crime. E aqueles que aceitam isso estão sendo coniventes”, completa.

Aziz, que já integra a equipe de transição do governo Lula e ficará a frente dos trabalhos de segurança pública na transição do novo governo federal, também afirmou que as Forças Armadas não cumprem o papel de defender as fronteiras do Brasil.

“Qualquer um entra. É preciso dar tarefas domésticas para as Forças Armadas protegerem a população e o território nacional.” O senador também afirmou que não será fácil tirar a política de dentro das Forças Armadas e das polícias.