Arthur Neto puxa cadeira de Omar Aziz no Senado em nova pesquisa eleitoral

Ex-prefeito da capital aparece dois pontos percentuais a frente do atual senador Omar Aziz, que briga para continuar na cadeira.

Apurações realizadas pelo Direto ao Ponto Pesquisas para as eleições do Senado, no Amazonas, apontam a liderança do ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), com 25,3% das intenções de voto, seguido pelo senador Omar Aziz (PSD), que busca a reeleição, com 23%; e Coronel Menezes (PL), com 14,7%.

Chico Preto (Avante) aparece com 10,4% e Luiz Castro (PDT) com 5,5% das intenções de voto. Os que dizem votar em branco ou nulo somam 14,8%. Os indecisos e os que não responderam correspondem a 6%.

Na capital, a disputa segue acirrada entre os candidatos, com vantagem para Arthur Neto que lidera em praticamente todas as zonas eleitorais de Manaus: Norte, Centro-Sul, Centro Oeste, Oeste e Leste.

Perde para Omar Aziz apenas na zona Sul, nos bairros da Betânia, Cachoeirinha, Centro, Crespo, Japiim, Petrópolis, São Francisco e São Lázaro.

Campo de pesquisa

Foram ouvidas 1.530 pessoas, sendo 1.000 em Manaus e 530 na Região Metropolitana ou Interior (Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva). A margem de erro é de 2,55%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,5%.

O período de campo foi entre 09 a 12 de maio de 2022. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Nº AM-00595/2022. O Direto ao Ponto Pesquisas foi a contratante e executora do estudo.

Personagens na ponta pelo Senado

Arthur Neto foi eleito prefeito de Manaus em 2012 com 65,95% (603.483 votos) e reeleito em 2016 com 55,96% (581.777 votos). O tucano também teve uma trajetória marcante no Senado e já foi considerado por diversos anos o parlamentar mais influente do Brasil. Em seu histórico, liderou a oposição colocando fim no imposto da CPMF, que foi considerada uma das maiores derrotas políticas de Lula enquanto presidente.

Nos embates em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), chegou diversas vezes a obstruir os trabalhos no Senado, em outras palavras, parando o Congresso Nacional, até reverter o cenário a favor do Amazonas.

Omar Aziz é outro político experiente, já foi vereador, deputado, vice-prefeito, vice-governador, governador e em 2014 foi eleito senador com pouco mais de 930 mil votos, o que equivale a 58,51% dos votos válidos. Hoje conta com uma forte interlocução com prefeitos e lideranças do interior, e aposta que isso fará a diferença na busca da sua reeleição.

Coronel Alfredo Menezes teve a sua primeira disputa política ano passado e terminou em quinto colocado com 11,32% (110.805 votos) na eleição para Prefeitura de Manaus. O militar aposta todas as suas fichas no apoio direto do presidente Bolsonaro para turbinar sua eleição.

Menezes é considerado o homem de confiança do presidente no estado, já foi Superintendente da Suframa, e é o principal interlocutor com o governo federal, apesar de não ter cargo público e mandato.