Seap nega rebelião em presídios do Amazonas

Segundo a Seap e SSP-AM, a movimentação nas unidades prisionais faz parte do exercício simulado de ruptura do Sistema Prisional.

Seap nega rebelião em presídios do Amazonas

Como de costume em todo final de ano, rumores de que uma rebelião estaria acontecendo nas unidades prisionais do Amazonas se espalharam nesta quinta-feira (22). No entanto, a informação foi desmentida pelos órgãos responsáveis pela coordenação do sistema prisional.

As Secretarias de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e de Administração Penitenciária (Seap) emitiram uma nota conjunta afirmando que “não procede a informação de rebelião em unidades prisionais do Estado”.

Leia mais: Policiais da Rocam são suspeitos de execução da AM-010 e comando da PM afasta militares

Segundo a Seap e SSP-AM, a movimentação nas unidades prisionais faz parte do exercício simulado de ruptura do Sistema Prisional, a ‘Operação Armagedom’, monitorado por diversos órgãos integrados, além da atuação real de todas as equipes necessárias ao acompanhamento, contenção e resolução de crise.

“Operações desse tipo são realizadas de forma periódica e contam com a intensificação do policiamento nas áreas pressionais, bem como uma simulação em caso de rebelião, com o objetivo de treinar agentes da SSP-AM, Seap, além de outros órgãos das esferas federal, estadual e municipal”, declararam em nota.