Criminosos são detidos com minério ilegal no Distrito Industrial de Manaus

A cassiterita estava em posse de oito adultos e um adolescente, que estavam carregando um caminhão no local

Divulgação

A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) realizou uma apreensão de quase 9 toneladas de cassiterita, transportada de forma ilegal, na noite de ontem, quarta-feira (14), por volta de 20h, na avenida Buriti, bairro Distrito Industrial, zona Sul da capital amazonense.

O minério estava em posse de oito adultos e um adolescente, que estavam carregando um caminhão no local. Segundo o titular da especializada, o delegado Rafael Soibelman, a carga é proveniente de Roraima e os policiais tiveram que fazer uma operação surpresa para flagrar o grupo.

“Ao longo das investigações, descobrimos que se tratava de minério ilegal que estava sendo trazido para ser vendido em Manaus. Conseguimos informações de uma das cargas que foram subtraídas em março deste ano e fizemos campana. Foi então, que verificamos a movimentação de nove indivíduos carregando o veículo para transportar até a avenida Buriti”, relata.

Material

Com o grupo foram encontrados mais R$ 5 mil em espécie e mais dois carros que eram utilizados para dar apoio a ação criminosa.

Os homens foram presos e conduzidos para sede da Polícia Federal no Amazonas para lavratura do auto de prisão em flagrante e, depois, encaminhados para audiência de custódia.

Já o adolescente foi apreendido por ato infracional e encaminhado para autoridades competentes. A carga de cassiterita está avaliada em R$ 800 mil.

Sobre o mineral

conforme informações do museu virtual de solos, rochas e minerais, a cassiterita é um dióxido natural e principal minério de estanho  (SnO2). Ela é reconhecida pela sua elevada densidade relativa, brilho adamantino e traço claro.

(*)Com informações da assessoria