Balsa usada em garimpo legal é destruída pela PF no Amazonas

Durante quatro dias de buscas, a equipe percorreu 1.500 km em vias fluviais, até o encontro da balsa destinada ao garimpo.

Balsa usada em garimpo legal é destruída pela PF no Amazonas
Foto: Divulgação / PF

Em fiscalização na região do Médio Juruá, a Polícia Federal (PF) destruiu uma balsa e apreendeu uma lancha de propriedade de garimpeiros no interior do Amazonas.

As ações da PF, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), tem como objetivo desarticular a prática de garimpo ilegal e demais crimes conexos.

Leia mais: Operação da PF destrói mais de 80 balsas utilizadas em garimpo ilegal

Durante quatro dias de buscas, a equipe percorreu 1.500 km em vias fluviais, até o encontro da balsa destinada ao garimpo, a qual se localizava em área de difícil acesso.

A PF esclareceu que atualmente toda a atividade de lavra de minério na região é ilegal e que as ações objetivando a desintrusão de garimpeiros continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas no decorrer do ano a outras regiões no Estado do Amazonas.

(*) Com informações da assessoria