Arsenal de armas de fogo de facção é apreendido pela Rocam na zona Oeste

Os policiais militares da Rocam apreenderam oito armas de fogo de diversos calibres, que pertenciam a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Foto: Divulgação

Seis homens foram presos em posse de um arsenal de armas de fogo durante a madrugada desta quinta-feira (27), por volta das 04h30, na Avenida do Turismo, no bairro Tarumã, zona Oeste. Com o grupo criminoso, os policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) apreenderam oito armas de fogo de diversos calibres, que pertenciam a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Segundo o comandante da Rocam, major Wener, a ocorrência teve origem após o batalhão receber uma denúncia anônima, via Whatsapp. “A equipe estava em patrulhamento pela zona Oeste, quando veio a denúncia informando que vários homens estariam armados na Estrada do Turismo, nas proximidades de uma casa de shows. O informe ainda indicava que um deles tinha sido reconhecido por participar do homicídio de um pedreiro, em um beco no bairro Compensa, que teve grande repercussão nas redes sociais”.

A Rocam foi até o local e avistou seis pessoas. Na abordagem, foram encontradas duas arma de fogo com dois deles. Após o flagrante, os seis confirmaram que eram do Comando Vermelho (CV) e que teriam mais armamentos guardados em suas residências. Foram localizadas pela Rocam mais quatro armas de fogo de grosso calibre e dois simulacros.

No total, as armas apreendidas foram: dois revólveres calibre 38 com oito munições; uma pistola Taurus de calibre .380 com cinco munições; duas escopetas, sendo uma de calibre 12 e outra de calibre 20, um rifle calibre 44, dois simulacros de arma de fogo e cinco aparelhos celulares.

Os membros do grupo criminoso foram conduzidos ao 14º Distrito Integrado de Polícia (14º DIP) para serem indiciados por posse e porte irregular de arma de fogo, associação criminosa e corrupção de menores.

O homicídio na Compensa

Um dos seis presos pela Rocam é apontado como um dos homens envolvidos na morte do pedreiro Wallemberg Vieira Bello, de 31 anos, executado com vários tiros no dia 13 de fevereiro, no Beco da Paz com a Rua Ribeiro Couto (antiga Natal), bairro Compensa, zona Oeste de Manaus.

Segundo relatos de testemunhas, Wallemberg havia saído de casa e quando retornava foi surpreendido por sete homens armados. Ele foi atingido com 22 tiros de pistolas calibre ponto 40 e 380 milímetros, sendo a maioria na cabeça. Toda a ação foi gravada pelos criminosos. (Veja o vídeo abaixo)

Após a execução do pedreiro, os criminosos ainda picharam as paredes das casas com a sigla “CV” da facção criminosa Comando Vermelho. O bairro Compensa é considerado berço da Família do Norte (FDN), apontada como terceira organização criminosa do país.

Veja a matéria completa do homicídio do pedreiro no Diário Manauara, parceiro do Portal Rede Notícias.

Veja o vídeo divulgado após a morte de Wallemberg: