Nasa adia lançamento de foguete que retoma exploração do homem na lua

Lançamento foi adiado devido a problemas técnicos em um motor.

Nasa/Divulgação

O lançamento do foguete Space Lauch System (SLS), que faz parte da missão Artemis I, que vai enviar a cápsula Oriton para a lua, foi adiado. O motivo teria sido um problema no motor de um dos foguetes. Engenheiros da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), já estão trabalhando no problema. O lançamento estava programado para acontecer na manhã desta segunda-feira (29) e já havia até mesmo uma contagem regressiva em curso através de uma live no YouTube.

Um problema que vinha preocupando os técnicos e engenheiros da missão que pretende retornar à lua são as condições climáticas, já que foram registrados relâmpagos neste fim de semana, com probabilidade de chuvas esparsas. Em nota, a Nasa já havia explicado que, mesmo assim, as condições climáticas eram favoráveis ao lançamento.

Esta é a primeira ação do programa Artemis, que tem o objetivo de levar um voo tripulado ao satélite natural da Terra nos próximos anos. E mais, de levar a primeira mulher ao solo lunar.

Além disso, a missão ambiciona ampliar a atuação no sistema solar: construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a Lua seja um ponto de apoio para projetos no planeta vizinho, Marte.

Segundo a Nasa, a expectativa é de que o lançamento do foguete aconteça na próxima sexta-feira (02).

(*) Com informações da Agência Brasil