Idosos do Lar Francisco de Assis visitam o Museu da Cidade

O grupo teve a oportunidade de conhecer o local por meio do projeto “Uma Tarde no Museu”.

Foto: Nathalie Brasil / Semcom

Uma tarde repleta de cultura, aprendizado e conhecimento. Foi dessa forma que o Museu da Cidade de Manaus recebeu a visita de 15 idosos do Lar Francisco de Assis nesta quinta-feira (5). Idosos do Lar Francisco de Assis visitam o Museu da Cidade, coordenado pelo Fundo Manaus Solidária, que leva pessoas de todas as idades, atendidas por organizações sociais, ao espaço, localizado no Centro Histórico de Manaus.

A instituição trabalha há 21 anos no resgate de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, por meio da assistência básica, realização de atividades que buscam o fortalecimento de vínculo, oficinas lúdicas e palestras motivacionais. Entre os projetos existentes no Lar Francisco de Assis, o “Eterno Aprendiz” busca a autonomia do idoso e trabalha com o estímulo da convivência entre o público dessa faixa etária.

Léia Souza, assistente social da instituição, comenta o impacto positivo das atividades como “Uma Tarde No Museu” no dia a dia dos assistidos. “Muitos deles se sentem abandonados e passeios como esse fazem com que eles se sintam mais livres e sadios. E o nosso trabalho é recíproco, eles não faltam às programações, eles realmente gostam da oportunidade de expandir o conhecimento”, salienta.

Edinalva Martins, 61, idosa atendida pelo Lar, demonstrou entusiasmo durante a visita. “Eu adorei, nunca havia entrado em um museu, é uma novidade para mim e estou me sentindo que nem uma criança, muito admirada, filmando tudo. Sou de outro Estado e essa é a primeira vez que entro em contato com a história local, então achei muito interessante a sala dos prefeitos, porque mostra todo o passado daqui”, afirma a dona de casa.

O administrador do museu, Leonardo Novelino, ressalta a importância de projetos que promovem atividades culturais ao lado das instituições. “O Lar Francisco de Assis possui uma filosofia inclusiva e ações como essa são instrumentos de paz, pois, por meio delas, os nossos idosos não se sentem preteridos ou enclausurados. Manaus é uma cidade muito prazerosa e é uma alegria enorme receber esse público que está sempre disposto a aprender”, declara.

O Museu da Cidade está aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com última visita iniciando às 16h20, e está localizado em frente à praça Dom Pedro II, no Centro Histórico de Manaus.