Durante um evento da Receita Federal realizado nesta quarta-feira (27), o ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu mais uma rodada de redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). No mês anterior foi feita uma redução de 25%. Houve uma proposta de ampliar a taxa em 33%, mas não foi levada adiante por falta de acordo interno.
“A redução dos impostos indiretos, que são regressivos e incidem de forma perversa sobre os mais frágeis. Por exemplo, reduzimos em 25% e vamos para mais uma rodada baixando em 35% a queda do IPI, sobre produtos industrializados”, declarou o ministro, que reforçou a política da equipe econômica de transformar o excesso de arrecadação em redução de alíquotas.
O texto do decreto para nova redução (para 33%) foi barrado em março por pressão da bancada parlamentar do Amazonas, por conta da Zona Franca de Manaus (ZFM). Empresas que operam na região, hoje isentas de pagar IPI, alegam que o corte do tributo vai prejudicar a competição atratividade da atividade industrial na ZFM, e consequentemente, por em risco os empregos diretos e indiretos gerados pelo Distrito Industrial.
Na semana passada, o Governo do Amazonas entrou com uma ADI no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto Federal que determina a redução de 25% na alíquota do IPI, alegando que a medida compromete competitividade do Polo Industrial de Manaus.
(*) Com informações da CNN Brasil