Coluna – Reprovação: um dos melhores aprendizados na vida de um concurseiro

Dentro desse contexto, a experiência de quem já sentiu na pele o gosto amargo das reprovações pode ser um diferencial durante a jornada

Coluna - Reprovação: um dos melhores aprendizados na vida de um concurseiro

Fala pessoal, beleza?

Você está preocupado porque reprovou várias vezes em concurso público? Está desanimado por conta disso, achando que concurso não é para você? Calma! Esse sentimento é absolutamente normal. Não que seja uma regra, mas você pode tirar lições muito importantes das reprovações e usá-las a seu favor durante o seu processo.

Não estou querendo dizer que o fato de um candidato ter reprovado várias vezes, por si só, vai fazer com que ele seja aprovado mais à frente. Efetivamente, aprovado será quem estudar mais, quem se esforçar mais, quem se dedicar mais. Tenho dito que para passar em concurso, o candidato não precisa ser o mais inteligente do mundo, mas precisa ter muita disciplina e determinação.

Dentro desse contexto, a experiência de quem já sentiu na pele o gosto amargo das reprovações pode ser um diferencial durante a jornada.

Leia também: Coluna – A importância da atividade física na preparação para concurso

Conhecer a atmosfera real de um certame por certo lhe fará compreender o funcionamento do concurso e a matéria estudada para a prova certamente será aproveitada em outros concursos. Como é comum o concurseiro fazer mais de uma prova dentro da mesma carreira, as matérias e as questões tendem a se repetir. Refaça a prova, revise as questões. Elas voltarão a ser cobradas.

Cada passo, cada concurso, cada reprovação lhe trará amadurecimento e por mais que seja duro e cruel saber que você reprovou ou virá a reprovar algumas vezes, isso resultará em aprendizado.

Portanto, para que a reprovação não lhe atrapalhe gerando desânimo, impotência e desmotivação, procure rapidamente entender o que se passou, e dê azo à melhor acepção do “Levanta sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Planeja-se para que não venha a cometer os mesmos erros. Reavalie os métodos de estudo, as suas planilhas, procure ajude, compartilhe as suas angústias, divida as suas experiências e procure angariar algo de bom com a experiência dos outros.

E a dica mais importante: Não desista! Você está no caminho certo. Daqui a pouco você irá comemorar a sua aprovação e eu quero ser convidado para o churrasco.

Um grande abraço, pessoal.

Até semana que vem.

 

 

Ivo Martins

Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos