Coluna – Preguiça: Como superá-la

Tenham uma coisa em mente, uma hora de estudos com foco total, vale muito mais do que três horas arrastadas pelo sono e pelo cansaço

Coluna - Preguiça: Como superá-la

Fala pessoal, beleza?

Quem aí nunca bocejou pelo menos umas 10 vezes ao abrir a primeira apostila de estudos pela manhã até pegar no tranco? Você acorda e fica sonolento por um bom tempo? Estudar com sono é algo habitual para você? Então corra disso, literalmente! Sabe uma dica que eu dou para aqueles que não rendem pela manhã por causa da sonolência: Façam exercício físico. Meia horinha, quarenta minutos já são suficientes para acelerar o seu metabolismo a ponto de deixar o seu estudo bem menos tormentoso do que levantar da cama para ir babar (de sono) nos livros.

Tenham uma coisa em mente, uma hora de estudos com foco total, vale muito mais do que três horas arrastadas pelo sono e pelo cansaço. Portanto, ao levantar, tente se exercitar, isso vai te ajudar bastante. Mantenha-se ativo, até mesmo para que no final do dia você possa ter um bom sono o que certamente influenciará no desempenho dos seus estudos nos dias seguintes.

Leia também: Coluna – Cargo Público ou família por perto?

Aliás, sobre o sono, quanto melhor você dormir, mais eficiente será o seu aprendizado e, via de consequência os seus resultados nesse processo de preparação.

Lógico que cada um tem as suas peculiaridades e que todas elas interferem nesse processo. Uns tens filhos pequenos, outros trabalham até tarde, aqueloutros têm que cuidar da casa, uns ainda têm que cuidar da família, do cachorro, do papagaio. Não é fácil mesmo não, sei muito bem disso! E qual é a dica aqui: Organize-se. Peça ajuda a alguém para tal.

Além de tudo aquilo que é importante ao seu derredor, dê um jeito de priorizar o seu sono. Procure dormir entre 6h a 8h diárias, tenha bons hábitos, propicie-se a ter um bom sono. Fazer refeições pesadas antes de ditar não irá lhe fazer bem. Nada de assistir filmes de guerra antes de dormir. Esqueça aqueles estimulantes (café, energético e afins) se você estiver em horário próximo a deitar-se. Aliás, procure deitar-se bem antes de dormir. Nada melhor do que uma relaxada básica para começar a dormir. Tenho certeza de que corpo e mente agradecerão bastante.

Valeu pessoal! Desejo a cada um de vocês excelentes noites de sono bem dormidos. Não prive o seu sono. Trate-o bem, pois caso contrário ele pode ser um dos seus piores inimigos.

Abração e até semana que vem.

 

 

Ivo Martins

Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos