Coluna – Concursos: livros, PDF´s, aulas presenciais, vídeo-aulas, qual o melhor método?

Cada pessoa tem o seu perfil, sua formação e suas aptidões, devendo canalizar o método para justamente favorecer essas aptidões

Coluna - Concursos: livros, PDF´s, aulas presenciais, vídeo-aulas, qual o melhor método?

Fala pessoal, beleza?

Muita gente me pergunta qual o método de estudo mais eficiente para apreender conteúdo teórico para as provas de concurso. Livros, PDF´s, aulas presenciais, vídeo-aulas… Qual destes é o mais eficaz?

Costumo responder que todos eles são importantes e têm as suas vantagens e desvantagens. Certo é que devem ser empregados da maneira correta, de acordo como um planejamento de estudos e que deve levar em consideração a familiaridade com os respectivos temas, bem como nível de dificuldade dos conteúdos estudados.

Cada pessoa tem o seu perfil, sua formação e suas aptidões mais voltadas para essa ou aquela direção, devendo canalizar o método para justamente favorecer essas aptidões.

Leia também: Coluna – Carreira policial: e quando a família não apoia sua escolha?

O livro, por exemplo, é o método mais rico, completo e denso capaz de exaurir uma matéria inteira. Lado outro, o concurseiro vai levar muito mais tempo para absorver todos os meandros da matéria.

O PDF, por sua vez, possibilita um estudo mais rápido a respeito dos temas indo direito ao ponto, combinando vários conteúdos de maneira sintética, resumida, otimizandoo tempo diante da imensa gama de matérias que precisam ser estudadas. O PDF vai permitir ainda que o concurseiro risque, rabisque, anote o que quiser, criando assim os seus resumos, controlando o seu ritmo de estudo e facilitando as suas revisões.

As vídeo-aulas e as aulas presenciais representam o contato inicial do concurseiro com a matéria. Se o aluno tiver bons professores, poderá tomar gosto pela matéria e passar a ter uma noção maior sobre os temas. Depois disso, basta aprofundar os conteúdos nos livros e revisar nos PDF´s. O lado bom das vídeo-aulas é que o concurseiro pode assisti-las no momento mais oportuno e de onde quiser, controlando o seu ritmo de estudo e analisando a sua produtividade. Isso, em detrimento das aulas presenciais, possibilita que um concurseiro que eventualmente esteja fora da sua sede, não se perca em matérias importantes e nem o fio da meada.

Fato é, meus amigos, que a trilha para o sucesso é repleta de grandes desafios, mas um bom método de estudo (que acaba perpassando por livros, PDF´s, aulas ou vídeo-aulas), tende a encurtar esse caminho, sobretudo se você tiver persistência e disciplina. Aí não tem erro.

Deixo como inspiração, a história do meu dileto amigo Rafael Almeida Cró Brito, Juiz de Direito do TJAM e ex-Delegado de Polícia, com quem tive o prazer de conviver por vários anos enquanto ele integrava a PCAM.

Rafael, que é recordista em aprovações finais em concursos públicos – título conferido em 2020 pela empresa RankBrasil – foi aprovado em 11 (onze) concursos entre carreiras jurídicas e para cartórios, pode lhe ajudar a conseguir a sua aprovação e pensando nisso lançou o livro  ‘PASSE EM QUALQUER CONCURSO PÚBLICO’.

Eu também vou lá (*) para conhecer o método dele e descobrir o segredo do sucesso.

Fica a Dica.

Grande abraço e até semana que vem.

Ivo Martins

Delegado e professor de cursos preparatórios para concursos públicos

 

(*) https://www.rafaelcro.com/