Força Nacional atuará na segurança da posse presidencial

De acordo com o documento, a Força Nacional participará das atividades de escoltas, em apoio à PRF, em caráter episódico e planejado.

A Força Nacional atuará na segurança durante a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo, dia 1º de janeiro de 2023.

A portaria nº 259, de 27 de dezembro de 2022, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com a autorização da medida está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).

De acordo com o documento, os militares participarão das atividades de escoltas, em apoio à Polícia Rodoviária Federal (PRF), em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023.

A portaria diz ainda que o contingente de militares a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Os responsáveis pela cerimônia da posse presidencial do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentaram propostas de mudança durante o evento. Como sugestão principal, a ideia é que Lula não desfile em carro aberto, e sim em um veículo blindado.

Ainda na manhã desta terça-feira (27), durante coletiva de imprensa, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, garantiu que Lula terá dois carros preparados mas a decisão final será tomada no dia do evento.

Fontes envolvidas com o planejamento da cerimônia tem dito que Lula ainda não bateu o martelo sobre a proposta. Segundo o petista, estar em carro fechado poderia demonstrar fraqueza e até derrota, como se o novo governo se submetesse às ameaças feitas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

(*) Com informações da Agência Brasil