Bloqueio do Telegram no Brasil é determinado pela Justiça

Decisão foi determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Foto: Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou o bloqueio do aplicativo de mensagens Telegram nesta sexta-feira (18). Autoridades brasileiras já haviam ameaçado a suspensão do aplicativo em território brasileiro devido a falta de cooperação dos donos do aplicativo em investigações contra propagação de fake news, investigações em casos de disseminação de pornografia infantil e grupos de estelionatos.

Em fevereiro, Alexandre de Morares havia ameaçado o bloqueio do aplicativo caso o Telegram não excluísse três perfis do blogueiro Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre, do Youtube.

Foto: Divulgação/STF

“Determino a suspensão completa e integral do funcionamento do Telegram no Brasil, defendo ser intimado, pessoal e imediatamente, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Wilson Diniz Welish, para que adote imediatamente todas as providências necessárias para a efetivação da medida”, declarou Moraes.

Leia também: Alckmin anuncia filiação ao PSB e afirma: ‘tempo de mudança’

O conteúdo já publicado nos canais continua acessível no aplicativo, mas não é mais possível trocar novas mensagens. Ainda não se sabe se as lojas dos sistemas de celulares (Apple Store e Google Play) vão retirar o aplicativo de suas bibliotecas.

Veja a decisão do ministro, clicando aqui

***Mais informações em instantes***

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias