Com o objetivo de assegurar a sanidade nos criadouros de aves em Envira (distante 1.208 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), realizou na quinta-feira (22/06) uma visita técnica para a aplicação de vacina aviária na propriedade Santa Clara.
Segundo o gerente da unidade, José Ronnivon Andrade Ferreira, a visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) foi realizada com o apoio do veterinário da Adaf, Frank Pinheiro.
“Durante a visita, nossa equipe realizou a aplicação das vacinas Newcastle e Gumboro nos animais e também oferecemos orientações para a criação e limpeza dos comedouros e bebedouros”, disse José Ronnivon.
Doenças
A doença de Newcastle (DNC) é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa que acomete aves silvestres e comerciais, com sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarréia e edema da cabeça.
Já a doença de Gumboro, ou Doença Infecciosa da Bursa (IBD), por sua vez, é uma enfermidade fortemente presente nas produções de aves, gerando enormes prejuízos econômicos através da mortalidade e diminuição da eficácia do lote. A IBD é uma infecção viral aguda altamente contagiosa das aves jovens, causado por um birnavírus. As aves infectadas desenvolvem um quadro de imunossupressão grave de difícil reversão.
(*) Com informações da assessoria