Rio Negro atinge 27,16 metros com poucas chances de alcançar cheia histórica, diz CPRM

Segundo o último levantamento feito pela Defesa Civil, 12 municípios encontram-se em situação de atenção.

Foto: Divulgação.

O nível do Rio Negro atingiu na manhã desta quinta-feira (31), 27,16 centímetros. De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), hoje o nível do rio está acima do normal e a cota máxima deve ser atingida em junho, podendo variar entre 28,7 e 30,10 metros. A probabilidade da previsão é de 80% de confiança.

Além disso, os pesquisadores apontam que a cheia deve atingir 29,4 metros em 2022, com poucas chances de ultrapassar a marca histórica do ano passado, onde foi registrado 30,02 metros.

Segundo o último levantamento feito pela Defesa Civil, 12 municípios encontram-se em situação de atenção, seis municípios em situação de alerta, e cinco cidades seguem em situação de emergência.

Segundo a meteorologista do Cemoa, Patrícia Guimarães, nos próximos sete dias, a previsão é de condições favoráveis para acumulados de chuva significativos sobre o estado. Esperam-se eventos de precipitação entre 20 – 70 mm de chuva sobre o Amazonas.

Nas calhas do Alto Rio Negro, Juruá, Purus, Alto Madeira e Baixo Amazonas, são esperados acumulados significativos, entre 80 – 150 mm. A Defesa Civil destaca, ainda, acumulados de precipitação de até 200 mm sobre o Sul da Venezuela, cabeceira do Rio Negro; e sobre o Peru e Bolívia, cabeceiras do Juruá, Purus e Madeira.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias