Protesto fecha Autaz Mirim e moradores ateiam fogo em pneus; veja vídeo

Os habitantes protestam por conta do suposto cancelamento do Prosamin. Local sofre com falta de condições de moradia para a população.

Reprodução

Os moradores da comunidade da Sharp, localizada no bairro Armando Mendes, zona Leste da capital, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (07). Na ocasião, eles fecharam a avenida Autaz Mirim, na Grande Circular e atearam fogo em pneus, prejudicando o trânsito nas primeiras horas da manhã. A comunidade protesta por conta do suposto cancelamento da implementação do Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior (Prosamin+).

De acordo com vídeos que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagem, os moradores bloquearam as ruas com pneus e queimaram os mesmos. Uma intensa cortina de fumaça preta era visível vindo do local da manifestação. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estiveram no local para conter os manifestantes.

Os moradores denunciam o suposto cancelamento da implementação do Prosamin na região. Ainda em dezembro de 2021, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) chegou a fazer um mapeamento da área e cadastramento dos moradores, mas até o momento nenhuma nova ação foi realizada.

Essa não é a primeira vez que os moradores da comunidade da Sharp protestam por melhores condições de moradia. Em 2019 também foi realizado o mesmo tipo de manifestação. Os moradores alegaram na época que o local costuma alagar quando chove na cidade, o que causa prejuízos aos moradores. Foi nesta ocasião que foi cobrado da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab-AM) a construção de um Prosamim para abrigar as famílias.

(*)Com informações da Agência Brasil de Notícias