Irmãos indígenas encontrados na mata são transferidos para Manaus

Os irmãos apresentam quadro de desnutrição severa, infecção renal e infecção generalizada, além de várias lesões pelo corpo.

Irmãos indígenas encontrados na mata são transferidos para Manaus
Foto: Divulgação

Os irmãos indígenas Glauco, de 6 anos, e Gleison, de 8 anos, que ficaram 27 dias perdidos na mata no município de Manicoré (a 335 quilômetros de Manaus), foram transferidos para a capital amazonense nesta quinta-feira (17). As crianças apresentam quadro de desnutrição severa, infecção renal e infecção generalizada, além de várias lesões pelo corpo.

Saiba mais: Irmãos são encontrados após 27 dias perdidos na mata em Manicoré

Contudo, os médicos já conseguiram contornar o estado de saúde deles e a melhora das duas crianças têm surpreendido a equipe. Os dois estão lúcidos, mas ainda inspiram cuidados.

Para que a recuperação seja ainda mais rápida, eles foram transferidos para um hospital em Manaus, onde devem receber cuidados especializados.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que na manhã desta quinta-feira (17) uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea decolou com destino a Manicoré para resgatar os irmãos que foram encontrados após 27 dias perdidos na floresta.

A equipe de saúde, composta por um médico, um enfermeiro, além do piloto e copiloto, estavam à bordo da aeronave bimotor, modelo Embraer EMB-110 “Bandeirante”.

A previsão é que a operação dure em torno de 2h30, sendo 1h de voo e cerca de 30 a 60 minutos em solo. O pouso estava previsto para às 11h30 no hangar da Manaus Aerotáxi e chegou alguns minutos antes do aguardado.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias