Fumaça de queimadas volta a encobrir Manaus e deixa qualidade do ar ‘’péssima’’

Esta é a sexta vez que o fenômeno acontece na capital amazonense

Foto: Reprodução

A fumaça das queimadas florestais no Amazonas voltou a encobrir a capital amazonense na manhã desta terça-feira (27). Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a frente fria que chegou no sul do estado mudou a rota dos ventos, o que resultou na vinda da fumaça à capital amazonense.

A qualidade do ar é considerada muito ruim e péssima pelo Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) em alguns bairros da cidade.

A capital amazonense está encoberta por fumaças desde a tarde de segunda-feira (26). A visibilidade nas ruas é baixa e obriga motoristas a usarem farol acesso e trafegarem com velocidade reduzida.

Esta é a sexta vez que o fenômeno acontece em Manaus, já que na terceira semana deste mês foram registrados cinco dias de forte fumaça sobre a cidade.

Para ser considerado de boa qualidade, o ar precisa medir entre 0 e 25 μm/m³ (micrómetro por metro cúbico de AR). Em Manaus, segundo o sistema de vigilância, a área mais afetada é o bairro Aleixo, que registrou os níveis de poluição em 141.6 µg/m³.

Foto: Larisse Cruz

Ainda de acordo com o Selva, praticamente em toda a cidade a qualidade do ar para a população é considerada “muito ruim”, com registros que vão desde 95 µg/m³ e chegando até 123 µg/m³.

(*) Com informações do G1 Amazonas