Fiscalização fecha sete estabelecimentos de sábado para domingo em Manaus

Os estabelecimentos estavam com irregularidades, incluindo o desrespeito ao decreto que trata de medidas de prevenção ao novo coronavírus

Fiscalização fecha sete estabelecimentos de sábado para domingo em Manaus
Foto: Divulgação / SSP-AM

Sete estabelecimentos foram fechados e quatro autuados entre a noite de sábado (25) e a madrugada deste domingo (26), durante ação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), que reúne órgãos estaduais e municipais. Os estabelecimentos estavam com irregularidades, incluindo o desrespeito ao decreto governamental que trata de medidas de prevenção ao novo coronavírus e de retomada da economia.

O secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates, acompanhou a ação de fiscalização em diferentes bairros da capital amazonense. “Estamos vendo que muitos proprietários estão cumprindo com as recomendações, o que é muito satisfatório pra nós. Mas aqueles que não estão se enquadrando, estão tendo seus estabelecimentos fechados”, afirmou.

Veja mais: Estabelecimentos são interditados durante operação em Manaus

Responsável pelo Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), o coronel Flávio Diniz explicou que o objetivo é garantir que o cidadão tenha uma diversão saudável. “Estamos auxiliando, com base no que determinam os órgãos de saúde, no cumprimento do decreto nesse tempo de pandemia, fazendo com que os restaurantes e bares possam respeitar as normas de segurança”, disse.

Ainda conforme o comandante do CPM, as irregularidades mais comuns têm sido o desrespeito quanto ao horário de funcionamento e ao distanciamento entre as mesas. Conforme o decreto estadual, bares podem funcionar até a meia-noite, na modalidade restaurante, e devem obedecer a restrições como o distanciamento entre artistas durante apresentações ao vivo.

Nesta noite e madrugada, quatro estabelecimentos foram fechados por passar do horário permitido. Outros não estavam mantendo o distanciamento entre clientes ou mesmo sem a autorização legal para reabertura após interdição anterior.

Participaram da fiscalização servidores da SSP-AM, Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Defesa Civil, Ouvidoria, entre outros órgãos estaduais e municipais.

Operação

Além da ação de fiscalização, o secretário de Segurança participou, nesta madrugada, de uma operação de repressão ao tráfico de entorpecentes. “O objetivo é baixar cada vez mais os índices de criminalidade para que a população possa circular em paz por toda a cidade”, afirmou.