Covid-19: FVS-AM aponta maior risco de óbito entre mulheres hospitalizadas

Segundo os dados, 43,5% das mulheres internadas na rede hospitalar evoluíram para o óbito, contra 39% de risco para os homens

Covid-19: FVS-AM aponta maior risco de óbito entre mulheres hospitalizadas
Foto: Edu Prado / Divulgação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulga nesta segunda-feira (03) análises epidemiológicas que apontam fatores de riscos associados a óbitos por covid-19. Segundo o levantamento do órgão, as mulheres hospitalizadas apresentam o maior risco de evolução para óbito por covid-19. Ainda segundo os dados, 43,5% das mulheres internadas na rede hospitalar evoluíram para o óbito, contra 39% de risco para os homens.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, o risco de evoluir para óbito em mulheres aumenta com a idade. “Entre os pacientes hospitalizados por covid-19, tiveram maior risco de evolução para óbito aqueles que apresentavam doenças de base”, disse.

Cristiano salienta que o risco de evolução para óbito foi de 58% maior entre os pacientes internados com covid-19 que apresentavam alguma comorbidade. “Os cardiopatas, pacientes com diabetes, com pneumopatia ou doença hematológica apresentaram maior risco de evolução para óbito”, informou.

O assessor da Sala de Situação de Saúde da FVS-AM, Daniel Barros, destaca ainda no levantamento que os pacientes residentes em Manaus apresentaram maior risco de evolução para o óbito, quando comparados aos residentes de municípios do interior do Amazonas. “Outro achado encontrado no levantamento é que os pacientes que fizeram uso de suporte ventilatório invasivo tiveram risco aumentado em 2,8 vezes de evoluírem para óbito por covid-19”, disse.

Daniel explica que as análises são possíveis devido ao empenho das equipes dos núcleos de vigilância hospitalares, que são os responsáveis pelo preenchimento nos sistemas oficiais de informação. “Nesse sentido é possível o reconhecimento de todos os óbitos da covid-19, e também a identificação dos fatores de risco e condições relacionados ao óbito”, avaliou.

Com o objetivo de dar publicidade aos dados da covid-19, Daniel, informa ainda que a FVS-AM mantém atualizados 11 painéis de monitoramento epidemiológico no site institucional. “Os painéis como os boletins epidemiológicos são atualizados com os dados fornecidos pelas secretarias municipais de saúde e consolidados para demonstrar com transparência o cenário da doença no Amazonas”, completou.

Os painéis de monitoramento podem ser consultados em https://bit.ly/3tcq7oY, e entre eles constam informações sobre: Monitoramento em Idosos, em Grávidas e Puérperas, em crianças menores de 1 ano, em crianças e adolescentes, séries temporais, entre outros.

Medidas preventivas

Para evitar a exposição ao novo coronavírus, são essenciais as medidas não farmacológicas, como o uso da máscara de proteção facial, o respeito ao distanciamento mínimo entre as pessoas, a higienização das mãos com água e sabão ou com o uso de álcool em gel, e a adesão à vacina para os grupos prioritários.