Caso Bruno e Dom: audiência inicial é marcada para janeiro

O crime ocorreu no início de junho. Bruno Pereira e Dom Phillips foram mortos a tiros e tiveram os corpos queimados e enterrados.

Caso Bruno e Dom: audiência inicial é marcada para janeiro

A audiência de instrução e julgamento de Amarildo da Costa Oliveira, conhecido pelo ‘Pelado’; Oseney da Costa de Oliveira, o ‘Dos Dantos’; e Jefferson da Silva Lima, conhecido como ‘Pelado da Dinha’, foi marcada pela Justiça Federal para os dias 23, 24 e 25 de janeiro de 2023.

Os três são investigados pelo assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. A justiça recebeu a denúncia contra os três em julho.

O crime ocorreu no início de junho. Pereira e Phillips foram mortos a tiros e tiveram os corpos queimados e enterrados durante uma expedição em uma região da Amazônia, o Vale do Javari, que é palco de conflitos que têm se alastrado pela floresta: tráfico de drogas, roubo de madeira e avanço do garimpo.

Nos primeiros dois dias de audiência serão ouvidas 15 testemunhas, sendo 13 de acusação e duas da defesa. Já no terceiro e último dia da instrução o juiz ouvirá, individualmente, cada um dos réus.

As audiências estão marcadas para iniciar sempre às 8h e deverão ser presididas pelo juiz Fabiano Verli.

Amarildo e Jefferson foram denunciados pelo crime de homicídio qualificado com ocultação de cadáveres. Já Oseney foi denunciado apenas pelo crime de homicídio qualificado.

Apontado como mandante dos assassinatos do indigenista e do jornalista, Rubens Villar Coelho, conhecido como Colômbia, está solto. A justiça concedeu a liberdade provisória ao suspeito no dia 6 de outubro. O Ministério Público Federal chegou a recorrer da decisão, mas o juiz federal Fabiano Verli manteve, no dia 18 de outubro, a liberdade provisória do suspeito.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias