O boi-bumbá Caprichoso é o campeão do 55º Festival Folclórico de Parintins. A apuração das três noites de apresentação foi realizada na tarde desta segunda-feira (27), no Bumbódromo de Parintins. O boi azul e branco venceu com 1.259,3 pontos, contra 1258,5 do boi Garantido. A galera, item 19 do festival, deu empate entre os dois bois-bumbás.
A apuração foi acompanhada pelo presidente do Caprichoso, Jender Lobato, e o vice-presidente, Karú Carvalho. Do lado vermelho e branco, o presidente do Garantido, Antônio Andrade, não compareceu para a contagem da pontuação dos nove jurados, divididos em três blocos. Apenas a vice-presidente, Ida Ferreira, esteve na apuração.
O Caprichoso levou a melhor pontuação na avaliação dos jurados durante as três noites de apresentação, nos dias 24, 25 e 26 de junho. O boi azul e branco defendeu o tema “Amazônia: nossa luta em poesia”, com os subtemas “Amazônia-Floresta: o grito da vida” na sexta-feira (24), “Amazônia-Aldeia: o brado do povo” no sábado (25) e “Amazônia-Festeira: o clamor da cura” no domingo (26).
Entre os destaques do Caprichoso está o novo levantador de toadas e estreante no Festival Folclórico de Parintins, Patrick Araújo, que comandou as toadas do boi azul e branco durante as três noites e mostrou entrosamento com o apresentador Edmundo Oran e o amo do boi, Prince do Caprichoso. Outro que fez sua estreia no Bumbódromo foi o pajé Erick Beltrão, que defendeu o item 12 pela primeira vez.
Garantido e os problemas na diretoria
O Garantido, que abriu a primeira e a terceira noite do festival, apresentou o tema “Amazônia do Povo Vermelho”. Os destaques do boi vermelho e branco foram o apresentador Israel Paulain, que é o titular do posto há 20 anos, e o estreantes João Paulo Faria, o novo amo do boi, e Valentina Coimbra, a nova sinhazinha da fazenda.
Apesar de também brilharem no Bumbódromo, as atenções do público e da galera vermelha e branca se voltaram para os problemas nos bastidores, envolvendo a direção do Garantido e suas principais estrelas.
Durante a passagem de som do último domingo (26), horas antes do início da última noite de apresentações, o levantador de toadas Sebastião Jr anunciou a sua despedida do Garantido. Nesta segunda-feira (27), os outros levantadores David Assayag e Edilson Santana publicaram em suas redes sociais a decisão de também abandonar o boi da Baixa do São José. Enquanto o Caprichoso se apresentou nas três noites com Patrick Araújo como o único levantador de toadas, o Garantido se revezou com quatro levantadores: os três que anunciaram a saída e a cantora Márcia Siqueira.
Itens da apuração no festival
Os 21 itens de cada boi são divididos em três blocos com notas para sete itens cada. O Bloco A ‘Comum/Musical’ consiste na avaliação de três jurados sobre o desempenho do apresentador (item 1), levantador de toadas (item 2), batucada/marujada (item 3), amo do boi (item 6), toada – letra e música (item 11), galera (item 19), e organização do conjunto folclórico (item 21).
O Bloco B ‘Cênico/Coreográfico’ traz as notas dos itens: porta-estandarte (item 5), sinhazinha da fazenda (item 7), rainha do folclore (item 8), cunhã-poranga (item 9), boi bumbá – evolução (item 10), pajé (item 12) e coreografia (item 20).
Bloco C ‘Artístico’ avalia o ritual indígena (item 4), tribos indígenas (item 13), Tuxauas (item 14), figura típica regional (item 15), alegorias (item 16), lenda amazônica (item 17) e vaqueirada (item 18).
(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias