Atriz amazonense Ednelza Sahdo morre aos 78 anos

A morte foi anunciada nas redes sociais por amigos e organizações de teatro e carnaval, das quais Ednelza fez parte.

Atriz amazonense Ednelza Sahdo morre aos 78 anos
Foto: Divulgação

A atriz amazonense Ednelza Sahdo, de 78 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (1º/12), em Manaus. Conhecida como “dama do teatro amazonense”, a artista também foi ícone do carnaval manauara.

A morte foi anunciada nas redes sociais por amigos e organizações de teatro e carnaval, das quais fez parte. De acordo com informações, a atriz estava em tratamento para combater uma pneumonia.

Ednelza tinha mais de 50 anos de carreira e dirigiu várias peças de teatro. Por diversos anos desfilou como porta-bandeira da escola de samba Aparecida e chegou a ser homenageada na avenida pela concorrente, A Grande Família, em 2014.

Em outubro deste ano, ela foi homenageada durante o 16° Festival de Teatro Amazônia, realizado no Teatro Amazonas pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

Parte da história da atriz com o carnaval amazonense está exposta no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), na zona Sul de Manaus. Aberta para visitação do público, a mostra permanente tem fantasias carnavalescas memoráveis da artista como porta-bandeira.

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM), escolas de samba e colegas de profissão lamentaram a partida. “A Secretaria de Cultura e Economia Criativa manifesta todo o seu pesar e dedica sentimentos aos familiares e amigos enlutados pela perda de Ednelza”, diz na nota de pesar da SEC-AM.

(*) Com informações da Agência Brasil de Notícias