Após decisão da Justiça, helicóptero leva cilindros de oxigênio para Itacoatiara

Decisão da Justiça determina que o Governo do Amazonas deva abastecer Itacoatiara com 150 cilindros. No entanto, apenas três foram transportados no sábado

Após decisão da Justiça, helicóptero leva cilindros de oxigênio para Itacoatiara
Foto: Divulgação / SSP-AM

Após Ação Civil Pública, acatada pelo juiz de direito Rafael Almeida Cró Brito, que determinou que o Governo do Estado fornecesse, no prazo de 12 horas, 150 cilindros de oxigênio para o Hospital Regional José Mendes em Itacoatiara, que cuida de pacientes com covid-19, os agentes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), transportaram, na tarde deste sábado (16), apenas três cilindros de 50 litros, cada, para o município.

Leia mais: Juiz manda AM enviar 150 cilindros de oxigênio para Itacoatiara nas próximas 12h

Conforme decisão da Justiça, o governo deve realizar o abastecimento do tanque estacionário local, e disponibilizar os cilindros de oxigênio medicinal ao município, o que corresponde à necessidade diária com a atual demanda, sob pena de multa de R$20.000,00 por hora de descumprimento.

A operação de transporte atendeu a um pedido da Polícia Civil, e o material foi entregue aos policiais civis do município, que ficaram encarregados de encaminhar os cilindros ao Hospital Regional José Mendes.

Segundo o comandante do departamento, tenente-coronel Helliton Silva, essa é a primeira missão do Dioa no transporte dos cilindros de oxigênio. “O Águia 02 está à disposição do sistema de Segurança para transportar essa carga, na missão de salvar vidas. Como os cilindros são pesados, levamos em grupos de três para os municípios destinados”, disse.

 

*Com informações da assessoria*